Intervenções urbanas

Intervenções urbanas são manifestações artísticas, geralmente realizadas no centro de grandes metrópoles e nas praças ou espaços de maior circulação nas cidades do interior. Podem ser esculturas, grafites, cartazes, música, dança, cenas de teatro ao ar livre, entre outras.

Elas se caracterizam por se apresentarem a céu aberto. Uma poesia embaralhada afixada num painel, por exemplo, é um convite para que as pessoas parem a correria do dia-a-dia e dediquem alguns minutos para decifrar aquelas imagens ou palavras.

MULTIMÍDIA DE ARTE:
Em Pirassununga, o “Multimídia de Arte: Intervenções Urbanas de Pintura e Poesia”, aconteceu pela primeira vez em 1993, na praça Conselheiro Antonio Prado, centro da cidade. Todos os segmentos foram convidados a participar: música, dança, teatro, literatura, artes plásticas, capoeira e manifestações folclóricas. Era realizado no mês de agosto, como parte da programação de aniversário da cidade.

Com o tempo, as intervenções concentraram-se mais na pintura e na poesia. O público tinha a chance de acompanhar, de perto, a execução da obra, do início ao fim. Os trabalhos ali permaneciam até o dia 31 de agosto, como uma declaração de amor dos artistas à Pirassununga.

As “Intervenções Urbanas de Pintura e Poesia” contavam, também, com as participações da Corporação Musical Pirassununguense, Banda Sinfônica Jovem do Conservatório Cacilda Becker, Associações de Capoeira APACAP e Nativa, Grupo de Danças Parafolclóricas de Pirassununga, entre outros.

Deixe uma resposta